Stellantis inaugura centro de desmontagem para reciclagem de carros e venda de peças usadas

 A Stellantis acaba de inaugurar, em Osasco (SP) , seu primeiro Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças na América do Sul — sendo o segundo no mundo após Turim, na Itália. O local tem capacidade para desmontar até 8.000 veículos por ano , priorizando o reaproveitamento de partes, o descarte ambientalmente responsável e a comercialização de peças rastreadas e certificadas. O investimento inicial foi de R$ 13 milhões , e o projeto tem potencial para gerar até 150 empregos Quatro Rodas AutoPapo . Essa iniciativa marca um avanço significativo em economia circular no setor automotivo no país, oferecendo uma alternativa sustentável para o mercado de reposição, com peças usadas de boa procedência e qualidade assegurada. 2. Outros destaques recentes Mercado se despede de liderança no aftermarket automotivo O setor de reposição automotiva do Brasil lamentou a perda de uma de suas maiores figuras: Mario Penhaveres Baptista , um ícone que atuou intensamente tanto no comércio ...

Panorama do Setor de Autopeças

 

 Panorama do Setor de Autopeças

1. Investimentos e modernização

As fabricantes brasileiras anunciaram um compromisso de investir R$ 50 bilhões até 2028 para modernização e adaptação às novas demandas de veículos híbridos e elétricos, impulsionadas pelo Programa Mover.Reddit+15autonoticias360.com.br+15Transporte Moderno+15
O foco será na nacionalização de componentes e capacitação tecnológica do setor.Usinagem Brasil

2. Crescimento de receita

O faturamento do setor subiu 17,8% no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024 (real: +13,8%). A receita para montadoras avançou 16,1%, enquanto o mercado de reposição cresceu 14,3%, e as exportações aumentaram 12,5%.Transporte Moderno

3. Déficit comercial em alta

A balança comercial apresentou deficit de US$ 3,7 bilhões no primeiro trimestre de 2025, um aumento de 24,5% em relação ao mesmo período de 2024. As importações cresceram 18,2% (atingindo US$ 5,6 bi), enquanto as exportações aumentaram apenas 8,1% (atingindo US$ 1,9 bi).Transporte Moderno+2Portal NTC+2O Poder+2
Em fevereiro, o déficit acumulado (janeiro + fevereiro) foi de US$ 2,5 bilhões.Transporte Moderno+1O Poder+1

4. Principais mercados e origem das importações

A China é a principal origem das importações, com 20% do total, equivalente a US$ 1,1 bilhão, crescimento de 30,4% em relação a 2024.Transporte Moderno+2Portal NTC+2O Poder+2
A Argentina foi o destino principal das exportações, representando 38,5% do total exportado. Os EUA vieram em segundo lugar (15,7%).Portal NTC+1O Poder+1

5. Pressões externas e incertezas

A Anfavea alerta que a falta de regulamentação do programa Mover e medidas tarifárias nos EUA geram incertezas que podem afetar investimentos anunciados de mais de R$ 180 bilhões por montadoras e fornecedores.Transporte Moderno+15Technibus+15Auto Indústria+15
Além disso, a sobretaxa de importação de 25% dos EUA pode deslocar produção para o México, reduzindo investimentos no Brasil.O Poder+2Technibus+2autonoticias360.com.br+2

6. Inovações tecnológicas previstas

Para 2025, espera-se maior adoção de automação, IA, impressão 3D, IoT e ferramentas avançadas de previsão de demanda e gestão de estoque em toda a cadeia de autopeças.portaldaautopeca.com.br
Essas tecnologias devem ajudar a reduzir custos, otimizar logística e melhorar a eficiência da produção e distribuição.


🎯 Resumo geral

Desafio / OportunidadeDescrição
Investimentos estratégicosR$ 50 bi até 2028 para modernização e nacionalização
Desempenho comercialCrescimento em receita e vendas internas; déficit comercial ampliado
Dependência externaImportações altas, especialmente da China
Incógnitas regulatóriasAtraso no Mover e tarifações dos EUA ameaçam planos de investimento
Transformação digitalIA, impressão 3D e automação devem modernizar o setor

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